Da judiaria à Inquisição: um patrimônio marcado pela fé

Lisboa – Trancoso – Vilar Formoso – Belmonte – Tomar – Castelo de Vide – Lisboa

 Dia 1 – Trancoso e Vilar Formoso

Saída de Lisboa no início da manhã

Viajaremos para Trancoso, uma pitoresca vila no coração de Portugal (aproximadamente 3h de viagem), convida os visitantes a uma jornada no tempo. Com um rico patrimônio histórico, a cidade destaca-se pela sua arquitetura medieval e pela beleza natural da Serra da Estrela. No entanto, a história de Trancoso vai além das suas muralhas e paisagens bucólicas. A cidade abriga um importante legado judaico, com uma judiaria bem preservada e um centro de interpretação dedicado à cultura hebraica. Ao percorrer as ruas de Trancoso, os visitantes podem descobrir vestígios da presença judaica, como a Casa do Gato Preto e o Poço do Mestre, e mergulhar na história desta comunidade que contribuiu significativamente para o desenvolvimento da região. Uma visita a Trancoso é uma oportunidade única de conhecer um patrimônio cultural rico e diversificado, onde se entrelaçam tradições judaicas e portuguesas.

Almoço em Trancoso

À tarde vamos visitar o museu “ Fronteira da Paz” em cidade de Vilar Formoso (divisa com Espanha). Este museu é dedicado ao cônsul português Aristides de Sousa Mendes, que na Segunda Guerra Mundial exercia suas funções em Bordeux na França e  emitiu vários vistos de refugiados a famílias que fugiam do horror nazista. Aristides arriscou sua vida sendo considerado “Justo entre as Nações” pelo Museu do Holocausto em Israel.

Pernoite em Belmonte

Dia 2  – Belmonte e Castelo de Vide

Belmonte, uma pequena cidade medieval no coração da Serra da Estrela, guarda um segredo fascinante: uma das mais antigas comunidades judaicas de Portugal. Escondida por séculos, esta comunidade preservou suas tradições e costumes judaicos, tornando Belmonte um refúgio único para a cultura hebraica. Em  Belmonte visitaremos o Museu Judaico, que conta a história desta comunidade, e descobrir os vestígios da vida judaica nas casas e na sinagoga, atualmente em uso. Uma viagem a Belmonte é uma oportunidade de conhecer uma história fascinante e de vivenciar uma cultura milenar. Há também uma ligação de Belmonte com o Brasil, uma vez que Pedro Alvares Cabral, descobridor do país, nasceu nesta cidade.

Almoço em Belmonte

À tarde seguiremos para Castelo de Vide, uma joia do Alentejo, encanta com seu castelo medieval e um centro histórico pitoresco. Com um passado profundamente marcado pela presença judaica, Castelo de Vide preserva um rico patrimônio judaico, com vestígios ainda visíveis em suas ruelas e arquitetura. Visitaremos a sinagoga/museu da cidade bem como a Casa da Inquisição, uma experiência sensorial e visual de como eram os Tribunais do Santo Ofício. Um passeio por esta vila é uma viagem no tempo, onde a cultura judaica se entrelaça com a história portuguesa, oferecendo aos visitantes uma experiência autêntica e enriquecedora.

Pernoite em Castelo de Vide

Dia 3 – Castelo de Vide – Tomar – Lisboa

Terminaremos nossa visita em Castelo de Vide pela manhã e seguiremos para Tomar uma cidade medieval portuguesa que abriga um importante legado judaico, com a sinagoga datada do século XI, uma das mais antigas da Europa e um bem preservado bairro judeu. Ao lado da sinagoga, há um museu interativo sobre a presença judaica na cidade. Um passeio por Tomar é uma viagem no tempo, onde história, cultura e fé se entrelaçam, oferecendo uma experiência única e inesquecível.

Retorno à Lisboa.

O que está incluído

• Guia/motorista exclusivo e especializado
• Transporte
• Água engarrafada a bordo
• Todos os impostos
• Seguro de responsabilidade civil e de acidentes pessoais

Não incluído  Refeições  | Outras entradas

Duração: 3 dias
Saída: Lisboa